14 de março de 2010

SOPÃO SOLIDARIEDADE - LIÇÃO DE CIDADANIA

João Pessoa, 13 de março de 2010.

UMA DIVÍDA COM A CIDADANIA

Hoje peguei a bicicleta e fui ao encontro do homem da sopa de João Pessoa, escolhi dia e momento apropriado para fazer um cicloturismo.
A entrevista com Antônio Petrônio de Souza, 44 anos, autônomo, conhecido popularmente como Toinho do Bolo ou Toinho do Sopão da Solidariedade se passa ao lado do antigo Cinema Municipal,para quem não mora aqui, é perto da Lagoa.
Ele é fundador do Grupo de Voluntários Sopão da Solidariedade com o nome do Projeto Sono sem Fome, funcionando desde julho de 2001. Esse Projeto tem como objetivo alimentar as pessoas moradores de rua e quem tem baixa renda. "Atendendo a todos, independente da raça, credo e denominação política".O Sono Sem Fome não visa fins lucrativos e nem tem caráter político, o Projeto Sono sem Fome surge mesmo antes do homem político Toinho do Bolo. Com as palavras dele:

"os que podem, chegam e tomam um copo de sopa e contribuem com 25 centavos, os que não podem contribuir tomam também sopa até saciar sua fome, podendo repetir quantas vezes quiser".

Agenciapb: Como tudo começou?

Toinho do Bolo: Uma divida de favor, ao chegar da cidade de Piancó, minha irmã era empregada doméstica na casa de um dentista no bairro dos Estados, minha família pediu hospitalidade na casa do Doutor Valdir e Doutora Alcira durante 16 dias, nesse período, a família do doutor Valdir nos alimentou, deu comida e dormida para nossa família de 5 pessoas, tudo isso com a famosa e característica hospitalidade pessoense.
Foi nesse período que eu aprendi o sentimento da solidariedade, e prometi a mim mesmo que um dia eu pagaria da mesma forma, ou seja , fazendo bem sem olhar a quem.

Agenciapb: Como surgiu o Sopão da Solidariedade?

Toinho do Bolo:surgiu ,da seguinte forma,após 17 anos da casa do Doutor Valdir , assisti uma reportagem na TV sobre a fome no nosso país, a reportagem me sensibilizou.

Agenciapb: O intervalo entre assistir a reportagem para criar o Sono sem Fome, como foi?

Toinho do Bolo:nesse período vendia bolo a quatro reais e cinqüenta centavos e o pessoal me dava cinqüenta centavos para sopa, então com esse dinheiro, eu montei o primeiro carrinho de sopa com capacidade de apenas 80 litros.

Agenciapb: quem lhe ajudou?

Toinho do Bolo: os comerciantes locais, comerciários, e os transeuntes.

Agenciapb: Fale um pouco do desenvolvimento dos carrinhos da entrega da sopa?

Toinho do Bolo: A demanda cresceu o número de pessoas aumentou muito , então, foi necessário fazer o segundo carrinho, com capacidade para 460 litros de sopa, um ano depois da feitura do primeiro carrinho. Hoje, são dois carrinhos de com capacidade 230 litros cada um.

Agenciapb: Como você faz para manter a continuidade desse Projeto, durante todo esse tempo?

Toinho do Bolo: Bem, ao perceber que as pessoas assistidas não tinham condição de ajudar, me disponibilizo de um serviço de som, fico com o microfone convidando as pessoas a participarem deste projeto, desta forma as pessoas vão contribuindo como podem.

Agenciapb: quantas pessoas são envolvidas para fazer a sopa?

Toinho do Bolo: 5 pessoas, sendo que 4 são remuneradas, me excluo dessa remuneração. Dedico-me por 4 horas de trabalho voluntariado por dia nesse projeto.O cozinheiro, o entregador da sopa, e duas voluntárias que pedem as contribuições são pagas com a contribuição arrecadada.

Agenciapb: Toinho , não tem como essas pessoas que compõem a sua equipe tornarem-se voluntárias, ou seja trabalhar sem remuneração?

Toinho do Bolo: não

Agenciapb: Por quê?

Toinho do Bolo: Motivo, a nossa obra funciona todos os dias úteis, de segunda à sexta, portanto, não tem como arranjar voluntários todos os dias. Por isso, é necessário pagar uma equipe para dar continuidade na obra.

Agenciapb: Quais são teus planos para o futuro do Sono sem Fome?

Toinho do Bolo: Bem, tenho um sonho não apenas doar 1000 pratos de sopa por dia mas também gostaria de doar o pão, porém nunca uma padaria se prontificou de ajudar.

Agenciapb: Quais são as verdadeiras dificuldades de se manter um Projeto como este?

Toinho do Bolo: São muitas, período de chuva a arrecadação do dinheiro cai bruscamente além de grupos religiosos e políticos locais não ajudarem.

Agenciapb: Quantas pessoas você ajuda em média por dia?

Toinho do Bolo: Varia muito, pois, não depende de mim e sim do que eu arrecado. Veja bem, quando arrecado muito são mil pratos por dia , quando arrecado médio são 750 pratos por dia , quando arrecado pouco são 500 pratos por dia, ao custo de trinta e três centavos cada prato. Dando uma média de 600 a 700 pessoas atendidas por dia.

Agenciapb: Qual faixa etária você mais atende?

Toinho do Bolo: mais adultos

Agenciapb: Quem quer ser voluntário da sua equipe , como proceder?

Toinho do Bolo: Tem que ligar para o meu número de celular: 83-8862-4835 ou vir ao meu endereço na rua pastor Antônio Petronilo dos Santos, 55, Centro ou ainda no local de distribuição no Parque Sólon de Lucena ao lado da Loja Esplanada. (na Lagoa)

Pois bem, imensa satisfação primeiro em conhecer Sono sem Fome, emoção semelhante quando conheci pessoal Turma da Sopa de São Paulo e depois por conhecer um Projeto que tem relação com meu tema de Mestrado, sem falar no valor da amizade que gera a força da solidariedade.
Bom conhecer pessoas que tem fibra para ajudar outras.
Ajude você também! Os contatos estão aí.

Fiquem com Deus e até a próxima...
Sempre lembrando, se beber não dirija!!


Nailson Júnior, 40 anos, Músico.

nailsonjr@yahoo.com.br


FONTE: www.agenciapb.com.br

Nenhum comentário: