3 de março de 2010

sopão da solidariedade - João Pessoa

Por Nailson Junior

Hoje fui ao Centro Histórico, cheguei na Lagoa procurando a FUNJOPE a Fundação de Cultura de JP, quando estava voltando, era a hora da sopa e fui la ver. Fiquei muito surpreso, aliás,com esse tipo de trabalho isso é comum, a gente se surpreender.
Primeiro com o som que é utilizado na entrega, muitas pessoas na fila como em Manaus.
Muitas diferenças mas também muitas semelhanças com nosso projeto mas eles estão bem mais adiantados por entregarem 5 dias na semana e há mais de 15 anos.
Outra coisa que me chamou atenção é que o Toinho ( o responsável e fundador) aceita ajuda minima de 0,25 centavos no meio da praça da Lagoa , o Acordar na entrega não tem arrecadação de dinheiro.
Eles criaram um carrinho a exemplo do que tinhamos.
É fixo o ponto deles, o nosso apesar de ter diminuido número de pontos para dois, ainda é volante.
Sopão Solidariedade começa 17h o Acordar a partir das 23h15min.
Se entregamos 20 mil refeições pelas estatísticas de quatro meses atrás eles por dia entregam 460 litros de sopa, só conseguimos chegar aos aproximadamente 200 litros quando supermercado da cidade colaborava.
O público aqui é maior devido concentração ser de dia, atende muitos trabalhadores o nosso pela hora atende maioria da população da rua.
Assim como no Acordar o Sopão da Solidariedade a sopa acaba rápido. fui tirar cópia de um documento, 30 minutos depois aundo voltei já não tinha mais nada.
Pois bem, mais detalhes anexo aqui, devido Toinho será um dos próximos entrevistados para agência paraíbana de notícias(agenciapb).
Espero que iniciativas como essa sempre esteja em todas as cidades. Parabenizo mostrando mais uma semelhança: o acordar é sem fome pra vencer na vida o deles é sono sem fome prara vencer. Felicitações pelo Projeto Toni.
Finalizo, dizendo que as diferenças e semelhanças não são para diminuir ou engrandecer qualquer dos Projetos mas sim mostrar que existem maneiras diferentes e todas validas de ajudar ao próximo.Basta você querer!

2 comentários:

Unknown disse...

Acho muito bonito o trabalho solidario de Toinho, pois olha pra humanidade de maneira diferente.Amando aos pobres sem querer nada em troca.O mundo precisa de pessoas que faça o bem sem olhar a quem.Parabéns a vc amigo, por fazer comentários tão brilhante e por lembrar que tantas pessoas dormem na rua com fome.Um abraço.

BLOG DO PROJETO ACORDAR SEM FOME disse...

Obrigado Nilda,realmente tens razão, fiquei muito feliz em conhecê-lo.