4 de março de 2010

Artista plástico de João Pessoa faz sucesso em Minas

Paraibano de João Pessoa - precisamente do bairro de Jaguaribe -, o ex-morador de rua e artista plástico Aristóteles de Góes Correia está agitando o mundo artístico de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Sob o título "Elucubrações de Aristóteles", a partir do Dia Internacional da Mulher (8 de março) ele vai expor 22 de suas melhores telas no Restaurante Casa dos Contos. Os quadros misturam figuras imaginárias, inocentes anjos barrocos e imagens de santos multicoloridas.
De acordo com o material distribuído para divulgação pela Maison Escola de Arte, de Minas Gerais, Aristóteles de Góes elege a figura sem ignorar a arte abstrata. O arco de referências do artista plástico é amplo e dispensa barreiras. Sua última fornada de obras exprime esse momento: reúne lirismo, religiosidade, delicadeza, ironia e exuberância cromática.
Ex-aluno do Colégio Estadual de Jaguaribe, o artista pessoense criou uma aura de brasilidade que dialoga com a cultura pop. Esse hibridismo aparece nas 22 telas através de uma assumida influência da religiosidade popular, onde se misturam figuras imaginárias, inocentes anjos barrocos e imagens de santos multicoloridas.
“As pessoas e as crenças despertam meu olhar, meu interesse e minha reflexão. Representá-las, de um modo imaginário tornou-se o eixo principal de minha criação”, relata Aristóteles.
Segundo o curador da mostra, o crítico de arte Glauco Moraes, o desenho, linguagem com a qual o artista possui mais afinidade, é denso e expressivo. “Representa um espaço ‘interno’ que se desenvolve a partir das sensações e vivências do mundo de Aristóteles. Suas figuras tratam de questões humanas, de um modo de se relacionar com o mundo exterior, com as pessoas reais.”
Morando na rua

Aristóteles desperta a atenção da crítica especializada tanto pelo talento nas artes plásticas, como pela sua história pouco comum: aos 17 anos, recebeu do pai, o ex-combatente de guerra José Correia Tetéu, um presente de grego: a passagem de ônibus com destino ao Rio de Janeiro, pela empresa Itapemirim, só para a ida.
"Vá viver a sua vida como quer; quem tem filho barbado é gato", disse-lhe o pai, em 1990, quando despachou o menor de idade para um destino incerto. Ele estava inconformado com a opção de Aristóteles pela arte de pintar.
Ao Portal Correio Aristóteles contra que "ficou gelado" dentro do ônibus por não saber o que lhe aguardava dalí em diante. Foram cinco anos 'morando' nas ruas do Rio de Janeiro; outros cinco nas ruas de São Paulo e incursões até por aldeias indígenas do Acre.
Ele disse que o pai até hoje mora no Bairro de Jaguaribe, um dos mais antigos da Capital da Paraíba e onde passou a sua infância, junto com o irmão Antônio Marcos.
Serviço

Exposição: Elucubrações de Aristóteles, do artista plástico Aristóteles de Góes.
Período: 8 de março a 5 de abril
Local: Restaurante Casa dos Contos – Rua Rio Grande do Norte, 1.065, Savassi.
Horário: diariamente, das 11h às 24h
Entrada franca
Mais informações: (31)3261-5885 – Maison Escola de Arte
Wellington Farias

Fonte : Correio da Paraíba

Nenhum comentário: