24 de outubro de 2007

CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

A Importância da Cidadania e da Solidariedade


Primeiramente é importante esclarecer que o verdadeiro significado da palavra cidadania somente é conhecido pela menor parcela população brasileira, o que comprova que temos muito para transmitir. Nesse sentido, podemos afirmar que para ser cidadão não nos basta saber sobre nossos direitos e nem cumprir com nossos deveres. O termo nos remete a uma reflexão mais ampla, visto que, em todos os momentos de nossa vida este conhecimento pode ser empregado, e a forma com que nos apresentamos diante das circunstâncias identifica relação, ou não, com o pleno exercício da cidadania. Um exemplo do descompromisso com a dimensão social é a pessoa que conhece seus direitos mas não tem postura ética na hora de cumprir com seus deveres e o resultado não poderia ser diferente, ocorre a quebra do anseio social de justiça. Aqui devemos ressaltar que em alguns casos a interpretação jurídica pode produzir atos legais sob o aspecto do direito, mas que não traduzem justiça em um contexto social.
Exercitar cidadania é zelar por qualidade de vida, e não é correto limitarmos sua efetivação pela ausência de conhecimento cientifico e muito menos pela falta de oportunidade de crescimento econômico. Qualquer pessoa, com ética, senso solidário e de realidade de mundo pode servir como exemplo para nossa juventude crescer consciente. No entanto, é necessário fundamentar essas ações através de intervenções de políticas públicas e fazer com que a sociedade civil se organize mais facilmente. Notadamente não é fácil em nosso país desenvolver projetos voltados para a motivação do integral exercício da cidadania.
Ser cidadão é participar e respeitar as decisões da sociedade para melhorar nossa vida e das outras pessoas; é informar às pessoas que se encontram longe dos meios de comunicação para que estas possam contribuir com sua participação na construção e reconstrução da cidadania. Desse modo, estaremos fazendo nossa parte, deixando para as gerações futuras uma nação mais justa e solidária. Esse é nosso compromisso e dever.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e